22
abr

Luz de Emergência: como funciona e onde usar

Você sabe o que fazer ao sofrer uma queda de energia na sua residência? A luz de emergência é um equipamento que pode ser facilmente visto em vários ambientes comerciais e residenciais que não querem ‘ficar no escuro’ em caso de interrupção do fornecimento de energia.

A iluminação de emergência é um item de segurança muito útil e até mesmo obrigatório em estabelecimentos comerciais com grande circulação de pessoas. A finalidade deste equipamento é evitar acidentes durante situações de baixa visibilidade, uma vez que permite enxergar o caminho com mais facilidade.

Como funciona a luz de emergência?

A função principal da luz de emergência é garantir a iluminação dos ambientes em caso de falta de energia. Além disso, o equipamento pode ser utilizado para direcionar o fluxo de pessoas por meio de alertas luminosos em saídas, halls e escadas, ajudando a evitar acidentes durante determinadas situações.

No entanto, a luz de emergência também pode ser utilizada em residências e pode ser facilmente instaladas nos seguintes locais:

» corredores;
» escadas;
» quarto das crianças ou de idosos;
» na cabeceira da cama (como luz de leitura);
» na despensa ou adega;
» áreas externas como piscinas ou jardins.

Quanto tempo dura a luz de emergência?
A luz de emergência pode ser facilmente instalada e dura até 6 horas, dependendo da opção de lâmpada escolhida e outros ajustes determinados pelo usuário. Um destes ajustes é o nível de iluminação, que pode ser mínimo e máximo. Dessa forma, a carga vai ser mais ou menos consumida dependendo da seleção de nível realizada.

Aliás, alguns aparelhos modernos facilitam esse processo indicando quando o equipamento carregou completamente, evitando o desgaste prematuro; têm proteção contra oscilações da rede — o que reduz o risco de queima da luminária — e ainda são fabricadas em material anti-UV, ou seja, são resistentes à luz solar.

Como instalar a luz de emergência na residência?

Uma dica na hora de instalar é posicionar o equipamento em um lugar alto, deixando-o bem fixado. Dessa maneira, evita-se que caia no chão, que as pessoas esbarrem no aparelho e que alguém mexa na chave seletora do nível de iluminação.

O procedimento pode ser realizado pelo próprio morador ou por um profissional especializado na instalação do equipamento, caso a pessoa não tenha tanta segurança em instalar sozinha.

Lembre-se de manter a luz de emergência sempre conectada à tomada, pois caso contrário, a bateria do aparelho pode descarregar com o tempo. Para saber se ela está funcionando corretamente, você pode retirar o produto da tomada a cada 3 meses e verificar se a lâmpada acende.

Fonte: https://blog.intelbras.com.br/saiba-como-funciona-e-onde-usar-a-luz-de-emergencia/