Entenda por que a segurança integrada é um investimento certeiro
Manter edifícios, ocupantes, ativos e propriedade intelectual protegidos pode ser um grande desafio. Contudo, é essencial se o objetivo é evitar ameaças de alto risco, satisfazendo as exigências locais de preservação patrimonial. E é aí que entra a segurança integrada.
Mas, afinal, o que é segurança integrada?
Basicamente, o termo é utilizado para descrever um conjunto de ações, atividades e equipamentos utilizados para prevenir e/ou reduzir riscos e perdas patrimoniais.
Esse tipo de integração torna o processo de segurança muito mais eficiente, porque é capaz de cobrir as necessidades do local com abrangência e eficiência.
Como funciona a segurança integrada?
Um bom sistema de segurança integrada precisa contar com dois fatores fundamentais para que a proteção seja realmente eficiente, sendo eles:
Recursos humanos
Diz respeito aos vigilantes e porteiros fisicamente presentes no local a ser protegido. Para que desempenhem um bom trabalho, é necessário que estes profissionais recebam treinamentos e orientações sobre os processos internos.
Assim, o ideal é dispor de supervisores de confiança, com capacidade de liderança. Isso porque são eles os responsáveis pelas constantes avaliações e melhorias nos processos e condutas dos colaboradores.
Equipamentos
Existe uma variedade de opções interessantes. Quando falamos em um sistema de segurança integrada, os equipamentos auxiliam os vigias e porteiros, além de ampliarem a sensação de segurança.
Algumas tecnologias disponíveis no mercado, atualmente, são:
- Sistema de CFTV;
- Central de monitoramento;
- Alarme;
- Sensor de presença;
- Controle de acesso;
- Interfonia;
- Biometria;
- Botão de pânico;
- Cerca elétrica;
- Portaria virtual.
Benefícios da segurança integrada
Para uma segurança integrada de sucesso, não basta apenas contratar profissionais capacitados ou comprar/alugar equipamentos de ponta. O ideal é que, juntos, eles facilitem o trabalho, dialogando entre si de forma eficaz.
Entre os principais benefícios, estão:
- Inteligência operacional para a tomada de decisões;
- Respostas objetivas em tempo real;
- Planejamento e alocação de recursos realizados de maneira inteligente;
- Flexibilidade para eventuais adaptações;
- Redução significativa de riscos;
- Aptidão para cumprir exigências regulatórias e políticas de segurança;
- Custos operacionais reduzidos no médio-longo prazo.
Integrando os sistemas e exercendo um controle maior por meio de tecnologias eficientes, é possível aprimorar a segurança do local, com as probabilidades de perdas, furtos ou roubos de ativos sendo notavelmente minimizadas.
Para completar, a união de recursos humanos com equipamentos de vigilância e proteção são capazes de aumentar a produtividade das equipes, bem como a eficiência operacional. Contudo, é essencial contar com uma avaliação de riscos e com um projeto personalizado, feito exclusivamente para atender às necessidades do local.
Já está seguindo a Maxcom no Instagram? Na rede social, você nos encontra no perfil @maxcomseguranca.