20
set

Controle de acesso para empresas: porque vale a pena investir?

Aonde quer que você vá quando sai de casa, é fácil perceber que o controle de acesso para empresas, seja no seu local de trabalho ou num supermercado, adquiriu funções que vão além do objetivo de proteger bens e pessoas de tentativas de invasão e roubo.

A pandemia do Covid-19 despertou a necessidade de medidas de prevenção e redução de contágio de vírus transmissores de doenças. Em empresas, essa preocupação é maior por conta da grande exposição de colaboradores às áreas comuns e aos equipamentos. Por isso, controlar o acesso de pessoas em empresas de todos os portes, também se tornou uma das providências adotadas para assegurar a saúde dos funcionários e clientes, afinal, esse controle pode ser feito por meio de dispositivos de controle de acesso sem toque, que ainda podem ser capazes de medir a temperatura.

A importância do controle de acesso para empresas
Soluções de controle de acesso são responsáveis por identificar os colaboradores e gerenciar quem tem acesso a quais áreas, por meio de senhas, chaveiros de proximidade, crachás com chips, impressão digital e até reconhecimento facial.

Inclusive, a biometria ou reconhecimento facial é uma tecnologia que está se destacando no mercado, sendo uma funcionalidade em controladores de acesso com preços cada vez mais acessíveis. Esse tipo de acesso dispensa contato com as superfícies, reforçando cuidados preconizados durante a pandemia de Covid-19.

Pensando em cenários de aplicação, as médias empresas podem instalar controladores de acesso na entrada principal, gerenciando o fluxo de pessoas e registrando de forma automática horários de entrada e saída. Já as organizações maiores, que têm mais departamentos e precisam controlar diferentes acessos, também podem instalar equipamentos em ambientes internos, permitindo a entrada somente de colaboradores específicos. É uma maneira de proteger sistemas, arquivos e outros tipos de dados estratégicos.

Companhias que ignoram esse tipo de cuidado, correm mais riscos de sofrer com assaltos, e perdas de patrimônio, além de deixar colaboradores expostos a perigos. Em resumo, saber quem e o que sai e entra na sua organização é fundamental para manter a segurança dos colaboradores e dos bens, sejam eles materiais ou intangíveis, como informações confidenciais.