07
jan

Condomínios investem cada vez mais em segurança

Para inibir as ações de criminosos empresas de consultoria focadas em segurança têm desenvolvido planos estratégicos sob medida para atender às necessidades específicas de cada empreendimento, já que condomínios exigem a adoção de medidas coordenadas que envolvem não apenas o corpo de funcionários, mas também de moradores, para que todos estejam juntos nos esforços de cautela e prevenção.

Todo o processo começa com um mapeamento dos pontos fracos do condomínio que merecem uma atenção especial, passando por ações práticas efetivas, como “treinamento rigoroso para funcionários, orientações aos condôminos, investimentos em sistemas para controle de acesso com alarmes silenciosos de pânico e Sistema de Circuito Fechado de TV (CFTV) nas áreas comuns”, enumera Cláudio Affonso, diretor de negócios condominais da CIPA.
Outras ações básicas que ajudam muito a mitigar roubos e furtos são o cadastramento de todas as pessoas que terão acesso ao condomínio, tais como moradores, visitantes, empregados domésticos, entregadores, prestadores de serviços, entre outros; a realização de treinamentos periódicos para os funcionários; e atuar sempre com um plano de contingência, quando necessário, além de disponibilizar o Procedimento Operacional Padrão (POP) nos postos de trabalho.

Segundo Affonso, as atuações de síndicos, funcionários e moradores dos empreendimentos são fundamentais para que todas as ações voltadas para segurança tenham sucesso. “O síndico deve orientar, treinar e cobrar ao máximo os funcionários que atuam no empreendimento, e moradores para que cumpram os procedimentos estabelecidos. Não há sistema, tecnologia ou qualquer outra atitude preventiva que tenha efeito se as partes envolvidas não adotarem as orientações”, exalta o especialista.

Fonte: https://imoveis.estadao.com.br/noticias/condominios-investem-cada-vez-mais-em-seguranca-confira-dicas-para-evitar-a-acao-dos-ladroes/