15
fev

Táticas comuns de assaltantes para invadir seu imóvel

O Carnaval está chegando. A maioria das pessoas só pensa em festa e viagens e acaba esquecendo alguns cuidados necessários. Se você vai comemorar o carnaval em outro lugar e vai deixar sua casa ou comércio sozinhos, é bom entender quais as táticas comuns de assaltantes para invadir imóveis. Assim você saberá como se proteger e poderá brincar o carnaval com mais tranquilidade. 

A preocupação tem suas razões. Em Belo Horizonte, por exemplo, a cada duas horas há um furto após arrombamento. As técnicas utilizadas estão ficando mais elaboradas e, por isso, todo cuidado é pouco na hora de proteger seu imóvel. Confira a seguir as táticas comuns de assaltantes para invadir imóveis e saiba como evitá-las. 

Invasão de imóveis: confira as táticas comuns de assaltantes 

Antes de escolher qual imóvel irá invadir para praticar o crime, os assaltantes analisam alguns fatores. Como afirma a teoria do Triângulo do Crime, para que o ato seja concretizado é preciso que haja a presença de três situações base: indivíduo motivado, técnica e oportunidade. 

Assim, quando o assunto é invasão de imóveis, esses pilares também podem ser inseridos na análise. Mas é possível identificar também situações mais específicas. Antes de escolher o imóvel para invadir, os assaltantes costumam observar, principalmente, 4 fatores: 

  • Rotina dos moradores: um dos primeiros passos realizados pelos assaltantes antes de praticarem o crime é observar a rotina dos moradores para que saibam qual o momento certo de agir. Eles observam tanto in loco quanto nas redes sociais. Assim eles sabem exatamente quando não haverá ninguém em casa, como nas viagens para o Carnaval, por exemplo. 
  • Iluminação: se o imóvel é mal iluminado ou possui muitas plantas bloqueando a visão de terceiros, isso facilita a ação dos assaltantes. Por isso, opte por deixar plantas menores na frente da casa e deixa-a sempre bem iluminada. 
  • Segurança: para escolher o melhor imóvel, obviamente os assaltantes sempre irão preferir aqueles que oferecem menor obstáculo, ou seja, que possuam menos itens de segurança. Se a sua casa não tem um Circuito Fechado de TV, cachorro, alarmes, ela é potencialmente um alvo mais cobiçado pelos assaltantes. 
  • Tempo: um dos principais itens observados é o tempo que o roubo demandará. Assim, quanto mais você dificultar o acesso ao imóvel, mais tempo ele terá que despender para a prática. Dessa forma é possível diminuir as chances do seu imóvel ser o escolhido. 

O que fazer? 

Para evitar que o seu imóvel seja um dos escolhidos, é preciso observar os itens listados acima. Além disso, é necessário praticar regras básicas de segurança, como não comentar sua rotina, e, principalmente, viagens, com desconhecidos; não esquecer de trancar portas e janelas; não permitir que desconhecidos entrem em sua casa. 

Uma tática recente que vem sendo empregada pelos assaltantes é a de interfonar para as portarias em nome dos condôminos. Eles interfonam pedindo para liberar a entrada dos supostos amigos, que na verdade são os demais criminosos. Por isso, fique atento! 

Como a Maxcom Segurança Máxima pode ajudar 

Além das dicas presentes neste conteúdo, uma boa solução para evitar ou diminuir as chances do seu imóvel ser invadido é investir em um CFTV (Circuito Fechado de TV). Através da vídeo-vigilância, com monitores conectados a uma rede central, uma tecnologia bastante utilizada e eficiente para a segurança de imóveis. Entre em contato e saiba mais!