11
jul

Os principais tipos de câmeras de segurança do mercado

As câmeras de segurança são, atualmente, um dos dispositivos mais interessantes para a proteção patrimonial. Afinal, elas podem monitorar o imóvel e seus arredores durante 24h por dia, sete dias por semana. Por isso, nada melhor para garantir a segurança das pessoas e do local escolhido. 

As câmeras de segurança registram todos os movimentos e ações, desde situações rotineiras até ocorrências mais graves. E, para completar, as imagens geradas podem ser acessadas até mesmo através do telefone celular. Além disso, podem ser gravadas e compartilhadas. 

Caso algo de extraordinário aconteça no local segurado, as imagens podem ser utilizadas, inclusive judicialmente, como argumentos irrefutáveis. Além disso, dependendo do equipamento escolhido, essas câmeras são capazes até mesmo de disparar alarmes. 

Por isso, não vale a pena esperar que algo grave aconteça no imóvel para que um sistema de câmeras funcional seja implantado. 

Assim, conhecer os tipos de câmeras de segurança disponíveis no mercado é um excelente primeiro passo. No entanto, é essencial contar com a orientação de um especialista, que irá avaliar e indicar quais são as mais adequadas para cada cliente e espaço a ser protegido. 

Vamos falar, abaixo, sobre os quatro tipos de câmeras de segurança mais populares no mercado atualmente. 

Tipos de câmeras 

Câmera bullet 

Câmera de segurança bullet.
A câmera bullet possui infravermelho para visualização noturna e aponta, sempre, para um ponto fixo.

 

A câmera bullet é a queridinha do momento. Mais vendida do mercado, conta com modelos diversos, que diferenciam tanto em aparência, quanto em alcance. 

Ideais para postes e paredes, este modelo é, normalmente, instalado nas áreas externas. Isso porque possui a proteção IP66, que garante que o produto é resistente à poeira, chuva e possíveis problemas encontrados nas ruas. Mas nada impede que a câmera seja instalada, também, internamente. 

A câmera bullet, além disso, possui infravermelho para visualização noturna e aponta, sempre, para um ponto fixo. 

Câmera camuflada ou oculta 

Câmera oculta em lâmpada
A câmera oculta pode estar em qualquer lugar. Esta, da imagem, está fixada em uma lâmpada.

 

Como o próprio nome dá a entender, a câmera camuflada fica oculta no ambiente. Elas são utilizadas em ambientes nos quais as pessoas que estão sendo filmadas não percebem a presença do equipamento. Por isso, usualmente, vêm em formatos de objetos cotidianos, como relógios, porta-retratos, brinquedos, canetas etc.. 

No entanto, por serem pequenas, seus recursos de imagens são limitados. 

Câmera dome 

Câmera dome
A câmera dome conta com infravermelho e é perfeita para ambientes internos.

 

As câmeras dome são indicadas para uso interno. Pequenas e com formato de dome, são amplamente utilizadas em projetos que demandam discrição no monitoramento. 

As imagens registradas possuem excelente qualidade de detalhes. Para completar, o modelo também conta com infravermelho. Entretanto, por não possuir a proteção IP66, não costuma ser utilizada em ambientes externos. 

Câmera profissional 

Câmera de segurança profissional
As câmeras de segurança profissionais são analógicas e podem ter suas lentes trocadas.

 

A câmera profissional, por sua vez, também conhecida como box, é frequentemente utilizada em espaços amplos, como aeroportos, indústrias e bancos. Este equipamento conta com uma maior quantidade de configurações e recursos, oferecendo um altíssimo padrão de qualidade de imagens. 

Parecida com as câmeras de fotografia profissionais, são analógicas e podem ter suas lentes trocadas, conforme as necessidades do local no qual serão instaladas. 

Câmera speed dome 

A câmera speed dome é a maior e mais cara entre as câmeras de segurança presentes hoje no mercado. Assim sendo, são utilizadas para monitorar ambientes espaçosos, como shoppings e grandes áreas comerciais ou públicas. 

Um dos principais benefícios desta câmera é a possibilidade do zoom preciso. Além disso, a direção do equipamento pode ser modificada de forma remota, horizontalmente ou verticalmente. E isso é realizado através de uma mesa com telas, utilizada, ainda, para que os responsáveis pela vigilância do local monitorem os diferentes ambientes. 

Leia mais: CFTV: O que é, como é instalado e quais são os benefícios

Orientação profissional para escolher as câmeras de segurança 

Conhecer os tipos de equipamentos disponíveis no mercado é de extrema importância. Mas, mais relevante ainda, é contar com a orientação de um profissional especializado em monitoramento de segurança. Somente ele será capaz de avaliar as especificidades do espaço e, então, indicar quais são os “locais chave” para a instalação das câmeras de segurança. Além, é claro, de indicar quais são os modelos que atendem às necessidades reais de cada ambiente. 

 

A Maxcom oferece o serviço de consultoria e assistência 24h. Avaliamos seu espaço com cautela e indicamos as melhores opções para o local escolhido por você. Se quiser saber mais, entre em contato com a gente!